AUXILIAR E TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Duração
Auxiliar de Enfermagem - Até 16 meses/ Técnico em Enfermagem - 10 meses/ Auxiliar+Técnico - 26 meses.
Turnos
- Manhã
- Tarde
- Noite
Unidades
Pré-requisitos
Ensino médio concluído ou em curso (2º ano) e ter, no mínimo, 17 anos.
O PROFISSIONAL:
AUXILIAR DE ENFERMAGEM
O Auxiliar de Enfermagem é o profissional que integra a equipe médica, com a missão de dar assistência bem próxima ao paciente, cuidando de seu conforto e higiene. As principais atribuições deste profissional são: Relatar as intercorrências e observações dos pacientes, aferir sinais vitais, medir e registrar diureses e drenagens e executar procedimentos de admissão, alta e transferência.
A formação em Auxiliar de Enfermagem é parte da formação do Curso Técnico em Enfermagem. Ao optar em dar continuidade, após a conclusão do Curso de Auxiliar de Enfermagem, o aluno se torna um Profissional Técnico em Enfermagem.
Para atuar como Auxiliar de Enfermagem, o interessado precisa ter o nível fundamental completo, concluir um Curso de Auxiliar Técnico em Enfermagem e, posteriormente, obter o registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) do seu Estado de atuação.
TÉCNICO EM ENFERMAGEM
O Técnico de Enfermagem é o profissional que atua, em conjunto com o enfermeiro, na prestação de cuidados aos pacientes em situações críticas e emergenciais, em todas as unidades hospitalares. Sua principal atividade é realizar procedimentos de média complexidade, sob a supervisão adequada, e oferecer cuidados básicos aos pacientes. Muitas são as possibilidades de atuação deste tipo de profissional, mas algumas atividades estão no escopo de trabalho de qualquer técnico em enfermagem, como:
- Zelar pelo conforto e bem estar do paciente.
- Organizar o ambiente de trabalho.
- Garantir práticas adequadas de segurança.
- Ajudar na promoção da saúde das famílias.
- Elaborar relatórios técnicos.
- Cuidar da rotina dos pacientes, realizando atividades como: administrar vacinas, nebulizações, banho de leito e medicamentos, verificar sinais vitais e realizar mensuração antropométrica.
Para atuar como Técnico em Enfermagem, o interessado precisa ter o nível médio completo, concluir um Curso Técnico em Enfermagem e, posteriormente, obter o registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) do seu Estado de atuação.
CAMPO DE ATUAÇÃO:
O mercado de trabalho para o auxiliar e técnico em enfermagem não se restringe apenas aos hospitais. O profissional pode atuar em postos de saúde, clínicas, redes ambulatoriais, unidades básicas de saúde, creches, consultórios médicos, unidades de diagnóstico e laboratórios de análises clínicas, instituições de ressocialização, abrigos, spas, casa de repouso, ambulatórios de empresas, atendimento em domicílio, dentre outros.
MERCADO DE TRABALHO:
Com o crescimento da expectativa de vida dos brasileiros, de 75 para 81 anos, e o crescente interesse em serviços e produtos que estejam ligados à qualidade de vida, bem estar e saúde, o número de profissionais atrelados à área da saúde cresce de forma exponencial. Segundo pesquisas, a cada cem novas vagas de emprego para profissionais de nível técnico, vinte e cinco serão ocupadas por profissionais ligados à área da saúde.
Não existe um salário mínimo profissional único para Técnicos em Enfermagem no Brasil. Os valores dependem dos acordos firmados entre os sindicatos de cada Estado e os órgãos empregadores.
No Brasil, a média salarial de um Técnico em Enfermagem é de R$ 1.825,00. Também é importante ressaltar que há uma variação nos salários da rede pública e privada.
(Fonte: https://www.catho.com.br/profissoes/tecnico-em-enfermagem).
NOSSO CURSO:
O curso Técnico em Enfermagem está estruturado em sete módulos, com carga horária de 1825 (um mil oitocentos e vinte e cinco) horas, das quais 600 (seiscentas) horas são destinadas aos estágios de aprendizagem orientados e supervisionados pela escola. A carga horária será distribuída em até 90 (noventa) semanas. Ao término do quarto módulo, o aluno receberá a certificação correspondente à Qualificação Profissional de Auxiliar de Enfermagem e, dando continuidade aos estudos, cursará os demais módulos específicos para a formação de Técnico em Enfermagem.
O curso privilegia a ativa participação dos alunos por meio de visitas técnicas, participação em eventos, aulas expositivas e treinamento, simulando condições reais de trabalho.
Ofereceremos para este curso atividades não presenciais, proporcionando ao aluno economia de dinheiro e tempo. Até 20% (vinte por cento) da carga horária do curso, será disponibilizada em um ambiente virtual de aprendizagem, acessível pela internet, com atividades de leitura textuais, exercícios e vídeos-aulas. Para tanto, a escola garante o suporte tecnológico e o atendimento por docentes e tutores ao longo destas atividades.
GRADE CURRICULAR:
Básico: 250hs
- Anatomia e Fisiologia Humana
- Microbiologia e Parasitologia
- Introdução à Enfermagem
- Noções de Farmacologia
Clínica Médica: 250hs
- Enfermagem em Clínica Médica
- Psicologia Aplicada à Enfermagem
- Enfermagem em Saúde Pública
- Farmacologia Aplicada à Enfermagem I
Clínica Cirúrgica: 225hs
- Enfermagem em Clínica Cirúrgica
- Enfermagem Materno-Infantil
- Enfermagem em Centro Cirúrgico e CME
- Farmacologia Aplicada à Enfermagem II
Estágio: 400hs
CERTIFICAÇÃO EM AUXILIAR DE ENFERMAGEM
Ao aluno que concluir a prática profissional, os quatro módulos apresentados na Matriz Curricular com aproveitamento plenamente satisfatório e comprovar a conclusão do ensino fundamental, será conferido o Diploma de Auxiliar de Nível Médio em Enfermagem, com validade nacional, reconhecido pelo COREN.
Pronto Socorro: 250hs
- Enfermagem na Assistência ao Paciente Crítico I
- Enfermagem em Oncologia
- Enfermagem em Nefrologia
- Enfermagem em Neonatologia
- Cálculos em Farmacologia I
U.T.I: 250hs
- Psicologia Organizacional
- Enfermagem na Assistência ao Paciente Crítico II
- Administração Aplicada à Enfermagem
- Enfermagem em Neurologia
- Enfermagem em Cardiologia
- Inovação e Melhoria Contínua
- Cálculos em Farmacologia II
- Enfermagem em Geriatria
Estágio: 200hs
CERTIFICAÇÃO:
Ao aluno que concluir a prática profissional, os sete módulos apresentados na Matriz Curricular com aproveitamento plenamente satisfatório e comprovar a conclusão do ensino médio, será conferido o Diploma de Técnico de Nível Médio em Enfermagem, com validade nacional, reconhecido pelo COREN.
Registro COREN-SP : 1311/CLA3
Gostou? Então confira aqui o vídeo de nossa ex-aluna, Joana Paula, trabalhando atualmente no melhor Hospital da America Latina, segundo o Ranking da America Economia: