Especialização de Enfermagem do Trabalho

Inscreva-se agora!

Especialização de Enfermagem do Trabalho

Duração

de 08 a 10 meses

Turnos

  • Terças e Quintas: 18h45 às 22h45

Pré-requisitos

Certificado do Curso de Auxiliar ou Técnico em Enfermagem.

O PROFISSIONAL:

 

Você sabe o que faz um profissional formado em Enfermagem do Trabalho? Esse profissional é formado no Curso de Auxiliar de Enfermagem ou no Curso Técnico em Enfermagem porém, diferente do profissional da enfermagem tradicional, suas atribuições são ligadas às necessidades corporativas.

 

A Enfermagem do Trabalho é uma das especialidades que alguém formado em Enfermagem pode aprimorar-se.

 

No seu campo de atuação, esse profissional pode prestar serviços em ambulatórios empresariais e, em conjunto com a equipe de Segurança do Trabalho participar do estudo de condições de periculosidade. Um enfermeiro (a) do trabalho também é responsável pelo desenvolvimento e implementação de planos de proteção à saúde dos colaboradores, identificar riscos de doenças ocupacionais, promover a educação na prevenção de acidentes e lesões, estudar as causas de ausência dos funcionários e promover treinamentos relacionados à prevenção da saúde do trabalhador.

 

Oposto ao que muitos imaginam, um profissional Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho não tem apenas a função de atendimento a ocorrências emergências, mas especialmente a análise, planejamento, análise e execução de ações que objetivam a rotina saudável de toda a equipe da empresa.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO:

 

O profissional Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho pode desenvolver várias funções. Dentro de um ambiente corporativo, sua principal atividade é o planejamento de ações que colaborem com a rotina saudável de todos os funcionários.

 

São competências esperadas do Auxiliar em Enfermagem do Trabalho:

 

  • Realizar procedimentos previstos na legislação em vigor
  • Atuar nos processos que utilizam recursos disponíveis na realização de procedimentos
  • Distinguir as características e necessidades dos pacientes sob seus cuidados no âmbito ocupacional
  • Executar os protocolos, preparação prévia, orientação e preparo psicológico do paciente para os exames solicitados pela equipe médica.
  • Identificar os riscos físicos, químicos, biológicos e psicológicos que caracterizam o trabalho nesta área, com vistas a sua própria saúde e segurança.
  • Atender ao trabalhador e registrar em documentos específicos, de acordocom as exigências legais, os casos de doença profissional ou não, descrevendo sua história, as características, os fatores ambientais e as condições do indivíduoportador, atualizando e mantendo os registros;
  • Participar, junto com outros profissionais da saúde, do treinamento de trabalhadores para a formação de equipes de socorristas, identificando de imediato as técnicas de socorro às vítimas de acidentes e utilizando os materiais necessários para prestar oatendimento;

 

São competências esperadas do Técnico em Enfermagem do Trabalho:

 

  • Participar da elaboração e execução de projetos de prevenção das doenças e dos acidentes, utilizando conhecimentos sobre riscos de acidentes, doenças profissionais e as relacionadas com o trabalho, utilizando estratégias de controle e opinando sobre mudanças necessárias no processo de trabalho;
  • Participar da elaboração e execução de programas de qualidade de vida voltados para grupos de riscos que envolvam os trabalhadores, as famílias e a comunidade, de forma integrada e ética, juntamente com equipes de profissionais da saúde e segurança do trabalho e outros profissionais da organização;
  • Propor e desenvolver meios, técnicas e treinamentos adequados à prevenção controle e possível erradicação dos riscos de acidentes do trabalho, das doenças profissionais e das doenças relacionadas com o trabalho, tendo em vista orientar os trabalhadores, considerando o contexto legal da prática profissional;

 

Dessa forma, o dia a dia de um auxiliar ou técnico em enfermagem do trabalho é bastante diferente daquele profissional que atua em um hospital ou clínica. Na enfermagem do trabalho, além de remediar as ocorrências emergenciais, o profissional trabalha visando a prevenção de situações de risco enquanto os profissionais que atuam em hospitais têm sua rotina voltada para a atenção de pacientes em recuperação.

 

MERCADO DE TRABALHO:

 

Não existe um salário mínimo profissional único para Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do trabalho. Os valores variam de acordo com o nível de experiência do profissional e o porte da empresa.

De acordo com o site Catho a média salaria no Brasil para o Técnico em Enfermagem do Trabalho é de R$ 1.929,72 e para o Auxiliar em Enfermagem de Trabalho é de R$ 1.862,51.

 

NOSSO CURSO:

 

Na ESSA é possível forma-se como Auxiliar de Enfermagem do Trabalho para profissionais formados no Curso de Auxiliar de Enfermagem ou Técnico em Enfermagem do Trabalho, para os profissionais que possuem formação como Técnico em Enfermagem.

 

  • Auxiliar de Enfermagem do Trabalho - Integra o serviços, especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho executando atividades de enfermagem do trabalho no desenvolvimento dos programas de prevenção. 

        Duração: 8 meses

 

  • Técnico de Enfermagem do Trabalho - Integra o SESMT participando no planejamento, programação, orientação e execução das atividades de enfermagem do trabalho nos três níveis de prevenção.

        Duração: 10 meses

 

 

A Especialização em Enfermagem do Trabalho está estruturada em cinco módulos, com carga horária de 300 (trezentas) horas.  O curso privilegia a ativa participação dos alunos por meio de aulas expositivas e treinamento simulando condições reais de trabalho.

 

GRADE CURRICULAR:

 

Processo de Trabalho (Enfermagem do Trabalho): 20hs 

Saúde e segurança do trabalhador: 40hs 

Fisiologia e medicina operacional: 100hs 

Legislação aplicada e organização dos serviços de saúde do trabalhador: 80hs

Programa de qualidade de vida e orientação a saúde do trabalho: 60hs

 

HORÁRIO DAS AULAS:

 

Terças e Quintas

Noite: 18h45 às 22h45 

 

CERTIFICAÇÃO:

 

Auxiliar em Enfermagem do Trabalho:

Ao aluno que concluir os módulos apresentados na Matriz Curricular com aproveitamento plenamente satisfatório e comprovar a conclusão do Curso em Auxiliar de Enfermagem será conferido o Diploma de Auxiliar em Enfermagem do Trabalho com validade nacional.

 

Técnico em Enfermagem do Trabalho:

Ao aluno que concluir os módulos apresentados na Matriz Curricular com aproveitamento plenamente satisfatório e comprovar a conclusão do Curso Técnico em Enfermagem será conferido o Diploma de Técnico em Enfermagem do Trabalho com validade nacional.

 

A ESSA – Escola Técnica Profissionalizante reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o programa.

 


Unidades

Turmas

-

-

Informações de Inscrição

Ao efetuar sua inscrição você concorda com os termos do Regulamento dos Cursos Adquiridos via Web


Nossos Cursos