MELHORIA DE PRODUTIVIDADE OPERACIONAL

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MELHORIA DE PRODUTIVIDADE OPERACIONAL

Duração

80 Horas

Turnos

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Unidades

Nenhuma unidade disponível

Pré-requisitos

Nenhum pré-requisito

Confira o novo curso da ESSA. Este curso irá ajudá-lo a implementar ambientes de inovação e melhoria contínua em sua companhia!

Ofereceremos aos participantes um conjunto de conhecimentos específicos que permitirá o aumento da produtividade operacional e a diminuição de custos em sua companhia, através da introdução de um planejamento balanceado dos seus objetivos de desempenho, foco no cliente, trabalho em equipe, melhoria continua e inovação.

 

Público: Pessoal que participa ativamente da operação, como líderes operacionais, supervisores e especialistas. Interessados em aumentar sua empregabilidade e evoluir para o papel de consultores internos em produtividade operacional.

 

Metodologia: 80 horas de aulas presenciais distribuídas em quatro módulos de 20 cada. Mais de 30% do tempo dedicado a exercícios práticos. Desejável que os participantes apresentem um problema operacional real, para discussão e busca de solução durante o curso. A parte prática do curso será baseada nos estudos de caso apresentados pelos participantes.

Datas de realização: O curso é oferecido em três alternativas de horário.

Turmas: Manhã, tarde e noite. 

Obs: Como o programa do curso se repete no mesmo dia nos três horários, o aluno pode escolher qualquer um dos três horários no dia em que tiver algum impedimento no horário originalmente escolhido; dependendo somente do espaço disponível em Sala de Aula.                                   

 

Requisitos prévios: Não há restrição quanto ao nível de formação educacional. Porém existe sequência lógica entre os módulos; sendo assim havendo interesse em fazer módulos isolados, terá de se verificar em entrevista com a coordenação do curso a existência de conhecimentos prévios, que garantam o bom aproveitamento do mesmo.

 

Condições especiais: Este primeiro programa, por motivo do início das atividades da escola neste endereço, está sendo oferecido em condições muito especiais de preço:

 

Preço por modulo e descontos para participantes da mesma empresa:

 

Primeira Inscrição: R$ 400,00

Segunda Inscrição: R$ 300,00

Terceira Inscrição:  R$ 250,00

Quarta Inscrição:    R$ 200,00

Quinta Inscrição:    Sem Custo.  

Na matrícula dos próximos módulos será concedido um desconto de 10% para o segundo, 15% no terceiro módulo e 20% no quarto módulo   

 

Equipe de Instrutores:

 

Luis Alberto Piemonte

Formado em Engenharia, com Pós Graduação em melhoria de produtividade na Alemanha, Prof. Piemonte tem atuado profissionalmente em mais de 10 países, entre eles Alemanha, Argentina e Brasil. Foi Gerente de Siemens, Diretor do Grupo Mangels, Presidente de IDS Scheer Latin America e fundador de Symnetics e Insadi (Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual). É atualmente Professor da Fundação Getúlio Vargas, consultor internacional de empresas em competitividade operacional e autor do livro “Gestão para Inovar”.

 

Helga Amador Calheiros

Graduada em Fonoaudiologia, com Pós Graduação em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, Helga é especialista em melhoria de processos, qualidade e segurança. Nos últimos três anos especializou-se como Avaliadora na metodologia ONA-Organização Nacional de Acreditação. Tem executado relevantes projetos e ministrado treinamentos e palestras em instituições como Fleury – Medicina e Saúde; IBEGESP-Instituto Brasileiro em Gestão Pública e IBES-Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde. 

 

Wilian Abrão

Formado em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação em Gestão de Negócios pelo Instituto Mauá e pela FAAP, Wilian atuou por 20 anos em grandes empresas do setor siderúrgico e financeiro. Tem conduzido grandes projetos, em organizações como Grupo Silvio Santos, Bradesco, Itaú, Citibank, Santander, ABN Amro, Hamburg Sul, Secretaria da Fazenda do Estado do Amazonas, Secretaria do Tesouro nacional, Coca-Cola, Faculdades Alfa, 3T Systems, Correios, Grupo Rede de Energia Elétrica, Citibank, entre outras. Em todos eles tem tido sucesso no alcance de maior produtividade operacional.

 

Conteúdo Programático:

 

 Modulo 1: Planejamento operacional.

Como funciona um negócio; qual o significado de globalização, sustentabilidade, qualidade, custos, produtividade, competitividade e inovação nos diferentes ambientes de negócios e porte das empresas. Como é a sequência de planejamento numa empresa. Que são objetivos estratégicos, metas e planos de ação. Como se definem e vinculam os objetivos operacionais com a estratégia da empresa. Quais são e como se relacionam entre si os objetivos de desempenho operacional. Como se encontra o equilíbrio entre eles para uma determinada forma de competir, alinhada com a estratégia da empresa. Uso da matriz importância x desempenho. 

 

Modulo 2: Conhecendo a operação e identificando problemas.

O que são “operações” na empresa. Qual a diferença entre operação e produção. Porque e como conhecer como funciona uma operação. Como documentar e transmitir o conhecimento entre colaboradores, evitando ter de fazer as tarefas sempre na tentativa de acerto e erro. Como encontrar os pontos fracos em operações e priorizar ações de melhorias, baseado no valor agregado pelas operações. Indicadores de desempenho operacional. 

 

 Modulo 3: Implementando melhorias para aumento de produtividade.

Técnicas para melhorar a operação: como usar referências para não reinventar a roda, automação utilizando a TI de forma adequada, métodos das quatro ações e seis vetores de melhoria. Identificando os riscos que podem prejudicar a operação. Balanceando custos com agregação de valor nas atividades de rotina. Qualidade na medida certa.  

 

Modulo 4: Gestão para melhoria contínua e inovação.

Melhoria continua: como implementar esta prática básica para aumento de produtividade. Quais as diferenças entre um grupo de pessoas e uma equipe. Porque e quando o trabalho em equipe é importante. Como trabalhar em equipe e eliminar “interfaces” conflitivas entre pessoas e/ou cargos. O que é inovação. Qual a diferença entre inovação e criatividade. Quando se precisa dela e onde. Como introduzir inovação no ambiente operacional. Como fazer dela uma prática rotineira. 

 

Obs: a parte prática do curso aplica estes conhecimentos aos casos reais trazidos  pelos participantes.

 



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