Cuidador de Idosos

Inscreva-se agora!

Cuidador de Idosos

Duração

64 Horas

Turnos

  • 08:00 ás 17:00

Pré-requisitos

Ensino fundamental concluído e ter no mínimo, 18 anos.

Com o aumento da expectativa de vida, a população brasileira encontra-se em processo de envelhecimento há cerca de 40 anos e terá sua primeira marca populacional relevante em 2025, quando o país abrigará a sexta maior população de idosos do planeta, mais de 32 milhões de pessoas terão 60 anos ou mais, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

 

O aumento da população com idade acima de 60 anos e a busca da melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa em relação a si, à sua família e à sociedade, evidencia a necessidade do papel do cuidador.

 

O Cuidador de Idosos é o profissional que desempenha funções de assistência e acompanhamento exclusivamente às pessoas idosas, auxiliando e acompanhando a realização de rotinas de higiene pessoal, ambiental e de nutrição, cuidados de saúde preventivos, auxílio e acompanhamento na mobilidade da pessoa idosa para suas atividades sociais de cultura, educação, lazer e recreação, entre outras.  Este profissional poderá exercer suas funções no domicílio da pessoa idosa, instituições de longa permanência (asilos) e onde mais houver necessidade de cuidado à pessoa idosa.

 

No Brasil, a ocupação de cuidador de idosos ainda não é uma profissão regulamentada por lei federal (Projeto de Lei 4702/12, ainda não foi aprovado na Câmara dos Deputados), no entanto está cada vez mais próximo o momento em que essa ocupação será reconhecida como profissão.

 

SOBRE O CURSO:

 Este curso, através de uma equipe multidisciplinar, busca capacitar indivíduos com interesse em cuidar de idosos, qualificando-os para zelarem da integridade física, psicológica e pelo bem-estar dos indivíduos idosos.

Nosso objetivo é promover a qualificação profissional que instrumente os estudantes para ingressarem no mercado de trabalho no papel de cuidadores de idosos, capacitando-os para desenvolverem as habilidades de cuidado com idoso, respeitando os aspectos sociais, legais, físicos e mentais, além de habilitá-los para o relacionamento humanizado com o idoso, seus familiares e as equipes profissionais responsáveis por seus tratamentos e demais atividades.

 

METODOLOGIA:

Serão focadas situações de ensino e de aprendizagem que sejam mais eficazes para definir as experiências que o aluno precisa realizar para aprender e dar sentido à sua formação. As metodologias de ensino focarão aulas expositivas, além de aulas práticas em laboratório e visita supervisionada em casa de repouso para idosos a fim de que os alunos tenham experimento das técnicas aprendidas.

 

PÚBLICO ALVO: Pessoas que desejam profissionalizar-se na função de cuidador de idosos. Os critérios mínimos para a participação no curso são: idade igual ou superior a 18 anos; Ensino Fundamental completo.

 

CARGA HORÁRIA: 64 HORAS

 

DATA:  14/09/2019 a 23/11/2019 (sábados)UNIDADE JABAQUARA

HORÁRIO: 8h00 às 17h00

              

INVESTIMENTO:

  • R$ 350,00 – Alunos ESSA  (6x no cartão de crédito)
  • R$ 400,00 – Público Externo (6x no cartão de crédito)

 

CONTEÚDO:

Padrões de Envelhecimento

Mitos e estereótipos com relação à velhice

Expectativa de vida e perfil do idoso brasileiro

Capacidade funcional

Qualidade de vida e ganhos da velhice

Legislação

Alterações decorrentes do envelhecimento: tegumentares, sensoriais, comunicação/linguagem e dos sistemas

Principais doenças acometidas em idosos: diabetes, hipertensão arterial sistêmica, demências, depressão, acidente vascular encefálico e osteoporose.

 

Higiene corporal e oral, banho de aspersão e banho no leito

Prevenção de lesões por decúbito

Cuidados com pacientes inconscientes, traqueostomizados e com ostomias

Cuidados e manipulação de dispositivos urinários

Primeiros Socorros (pico hipertensivo, hipoglicemia, ferimentos, hemorragias, convulsões, desidratação, engasgos (teoria e prática)

Revisão de Técnicas

Visita Supervisionada

 

Quedas e Adaptação ambiental

Transferência, Posicionamento e Mobilizações

Reabilitação das principais doenças do envelhecimento

Incontinência urinária

 

Bases da alimentação saudável

Cuidados na alimentação e hidratação do paciente idoso: combinações de alimentos, quantidade recomendada, frequência/refeições e consistência

Cuidados alimentares nas principais doenças relacionadas ao envelhecimento.

 

Saúde do Cuidador

Relação e Diálogo entre Cuidador e Idoso

Finitude e Morte  

Reabilitação Cognitiva

Envelhecimento ativo

Mundo do Trabalho - Currículo e Entrevista

 

A ESSA – Escola Técnica Profissionalizante reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o programa. 


Unidades

Turmas

-

-

Informações de Inscrição


Nossos Cursos